QUEM SOU

Sou a Van! 🙂

E antes de tudo, gostaria de dizer que ainda estou em construção, por isso será um grande desafio definir quem sou de forma rígida e imutável. Possivelmente se nos encontrarmos em qualquer momento no futuro, poderei me definir de uma forma totalmente diferente.

Meu cabelo pode estar diferente, assim como minha expressão, mas existe uma coisa que nunca é diferente: minha sede e ânsia por me conhecer e desafiar meus limites. Carrego estas características desde que me conheço por gente, sempre na busca pela liberdade de conhecer e ser quem realmente sou em essência.

¨*¨

Por uma questão de organização de ideias, e por ser da forma como estamos acostumados à, vou começar da  pelas questões que fazem parte das escolhas primárias e essenciais  que deram originaram a todos os outros caminhos que trilhei.

Sou psicóloga de formação pela Universidade São Marcos e sempre digo que tive a melhor formação que poderia ter, com os melhores professores possíveis.  Imagine uma menina de 18 anos diante de um mundo totalmente novo. Foi um momento incrível que reafirmou uma paixão escolhida ainda no colegial.

Em 2007, com o canudo na mão, desbravei um mundo na Psicologia clínica, que era a única coisa que desejava fazer. Durante minha formação, atuei como estagiária no mundo organizacional, com toda a rotina de recrutamento e seleção em uma consultoria que também foi muito importante para a minha formação como indivíduo. Além de conhecer pessoas lindas, entendi que era possível levar humanidade para um processo de recrutamento. Aprendi muito na DM Recursos Humanos, que era parte da Cia de Talentos, mas quando me formei, precisava fazer uma escolha – muito difícil aliás – e acabei me focando totalmente na área clínica, com a ilusão de que, recém formada, iria me manter financeiramente.

A frase de uma ex professora ecoa na minha mente nos dias de hoje: “A estabilidade como psicóloga clínica virá depois de 10 anos de formada” – e realmente, foi depois deste tempo que consegui dizer que cheguei a uma estabilidade financeira e profissional nesta profissão que tanto amo, mas naquele momento, precisava ver com meus próprios olhos e arrisquei.

Não deu muito certo, tenho que dizer. Iniciei como qualquer recém-formado, em uma clínica de convênio e por mais que tinha um grande número de pacientes – atendia uma média de 10 à 15 pessoas, não consegui ficou por muito tempo. Precisava pagar contas, então, depois de 6 meses voltei ao mundo organizacional e desta vez, para auxiliar na implantação de todo departamento de Recursos Humanos em uma empresa multinacional. Segue neste caminho, de empresa à empresa até o ano de 2012, em que me vi totalmente desconectada de meu propósito de vida.

Por mais que durante todo este período sempre atuei em paralelo como psicóloga clínica – aos sábados e durante algumas noites – não era o suficiente. Administrava uma clínica particular junto com duas sócias que se formaram comigo e resolvi então – mais uma tentativa – me focar na área clínica e buscar outros espaços profissionais que pudessem me proporcionar a sensação de missão realizada na área que havia escolhido.

Neste mesmo período, fiz uma certificação em Coaching, que estava super em alta no período – hoje tenho minhas críticas à este tipo de atuação e formação, mas naquele momento, tudo aquilo que ajudou muito.

Saí então da multinacional que atuava e empreendi em minha carreira com 100% de minha energia e desejo. Além da atuação clínica, também criei uma empresa de coaching e desenvolvimento para trilhar um caminho mais autônomo  e que entendi que me daria um pouco mais de segurança naquele momento. Havia ainda um pouco de medo, mas desta vez deu tão certo que nunca mais voltei para o mundo corporativo.

Mas os caminhos são mutáveis e quando trabalhamos com autoconhecimento, não existe linearidade em um caminho estático. Fui me transformando a medida que conhecia novas ferramentas, conceitos e experiências. Realizei sonhos que estavam engavetados e me aproximei de minha essência cada vez mais. Sei que ainda estou no caminho, e muito precisa ser descoberto e desconstruído ainda, mas desde 2012 perdi as contas de todas as vezes que transformei meu propósito.

Aquela empresa que havia sido criada, aquele formato de atuação não fazia mais sentido, e depois de fazer duas peregrinaçãoes – entre elas o Caminho de Santiago de Compostela – em 2017, tudo mudou novamente. A Shangi Experiências nasceu e junto com ela uma nova forma de viver e atuar.

 

¨*¨

 

A vida é uma grande travessia, e nela encontrei diversas ferramentas que sempre me auxiliaram na criação de recursos internos.

Anos de processo de psicoterapia, diversos livros que expandiram a minha visão sobre o mundo, métodos dos mais variados de meditação, conceitos espiritualistas, o estudo da yoga e vedanta e as diversas viagens e caminhadas de longo percurso que me conduziram a um encontro comigo mesma de forma única.

Na pagina As Travessias, exploro mais estes momentos.

 

¨*¨

 

Como este espaço serve para me apresentar – e devo ter dado uma rodeada neste tema – você irá encontrar o resumo do meu currículo por aqui, mas se isso não for o suficiente, adoraria tomar um café para nos conhecermos melhor, olho no olho, e quem sabe criar conexões capazes de te auxiliar também em sua jornada.

Vanessa Caramelo Rosolino
Iniciou seu processo de autoconhecimento em 2012, fez o Caminho de Santiago de Compostela, assim como outras caminhadas em formato de peregrinação e por meio delas, compreendeu como estas experiências de fato transformam. Idealizadora e fundadora da SHANGI EXPERIÊNCIAS, atua como criadora e facilitadora nas experiências.

Psicóloga pela Universidade São Marcos em 2007, Pós-Graduada em Psicopatologia e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP em 2010. Certificações em Alpha Assessment, Personal & Professional Coaching em 2012 e Executive, Business & Leader Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching em 2013.

Experiência de 15 anos em atividades de Recursos Humanos, com implantação e desenvolvimento, com foco em Coaching, Orientação de Carreira, Diagnóstico Organizacional, Avaliação de Desempenho, Treinamento, Gestão de Conflitos. Atuação em start-up, joint ventures e estruturação de atividades.

Peregrinações oficiais já realizadas: Os Passos de Anchieta em 2017, 2018 e 2019, O Caminho de Santiago em 2017 e O Caminho da Prece em 2018, contabilizando mais de 600km caminhados.

Mais de 12 anos de atuação como facilitadora, treinadora, consultora e psicóloga clínica no processo de autoconhecimento e desenvolvimento humano.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s