O serviço de Psicologia online é regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia, através da resolução CFP no.012/2005. Essa resolução regulamenta o atendimento psicológico mediado por computadores, em caráter exclusivo de aconselhamento e ou orientação psicológica.
Orientação e aconselhamento psicológico diferencia-se de psicoterapia presencial no sentido de que as orientações e aconselhamentos psicológicos trata de maneira focada e breve as queixas trazidas pelo usuário, sem o aprofundamento e amplitude característica de uma sessão psicológica presencial. Na modalidade on-line, não há a convivência e o vínculo terapeuta-cliente, face-to-face, também característicos das sessões presenciais em consultório.
Diferentemente das orientações e aconselhamento on-line, o processo psicoterapêutico é conduzido de forma a proporcionar ao usuário um desenvolvimento pessoal proveniente da ampliação da consciência de si mesmo, de sua dinâmica e auto-aprimoramento e na relação com os outros.
Em ambas as modalidades todas as informações trocadas entre profissional e usuário são sigilosas e protegidas pelo código de ética profissional.
OBJETIVOS
No atendimento psicológico on-line, as orientações e aconselhamento são realizados através de mensagens online (email, MSN, Skype) através de conexão na internet e o objetivo principal e possibilitar que o usuário refletita sobre sua situação e esclareça pontos obscuros que sem orientação, são difíceis de lidar.
O atendimento psicológico on-line (via internet), tem como objetivo atender a uma queixa específica de forma focada e breve, onde o profissional promoverá todos os esforços na resolução da queixa baseada nos preceitos e técnicas psicológicas regulamentada.
Este método se adequada às pessoas que por qualquer motivo não desejam ou possam participar de um processo psicológico presencial ( em consultório).