“A Psicanálise é, em sua essência, uma cura pelo amor!” (Freud)

Não fui eu que escolhi a psicologia. Ela que me escolheu!

E todos os dias, penso no privilégio que é poder tocar tantas almas humanas, e ao tocá-las, compreendo ainda mais a minha própria.

E são tantas as formas de ser psicóloga, que vão além de um consultório clínico. Não é possível tirar uma roupagem que faz parte de quem sou e me desligar. Quem é psicólogo, é o tempo todo, e isso não significa que estamos analisando todos que passam – não se assuste – e sim que nosso olhar será mais cuidadoso ao que diz respeito ao sofrimento humano.

Isso quer dizer que psicólogo não tem problema? Errado! Temos, e muitos!

Acho que é por isso que precisamos trabalhar com tanta dor que tem origem a falta de amor. Afinal, “O amor é cura, mas também é loucura.” (Freud) e aquilo que fazemos neste lugar de terapeuta “…é, em essência, uma cura pelo amor.” (Freud) Então, haja loucura nisso tudo!

Em cada pessoa que encontro, seja no consultório, nos projetos e facilitações, no ônibus, em um cliente, ou na minha casa, sou capaz de perceber também minhas dores, que existem ali e são representados por aquilo que me toca e que também é do outro.

“Conhecer a sua própria escuridão é o melhor método para lidar com as trevas das outras pessoas.” (Jung) E para isso, precisamos ter coragem, enfrentar nossas sombras e levar aquele outro à nossa frente por lugares desconhecidos até por nós mesmos, afinal, quem somos nós para conhecer o que existe no outro. Neste momentos, somos apenas observadores de tanta magia que acontece entre as paredes de um consultório. E quanta magia já pude presenciar depois destes 10 anos de atuação! 

Mas também é lindo ver o brilho nos olhos após cada entendimento, a consciência diante de cada lembrança e a melhora que cada paciente apresenta semana após semana. Tenho muita gratidão e amor por todos aqueles que fazem, fizeram ou ainda farão parte desta minha jornada. Todos vocês me formam a cada dia, nesta arte de desatar nós. Aprendemos juntos, sempre!

Já disso isso inúmeras, vezes: aprendo muito mais com vocês do que vocês podem imaginar. Afinal, “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” (Jung)


Feliz todos aqueles que escolheram essa profissão pelo coração e se esforçam diariamente a olharem para si mesmo com humildade e evolução.

 

b9523b531473eff4a640232ee78fb4ac.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s