A RESPONSABILIDADE DE CONCRETIZAR: VOCÊ SABE ONDE ESTÁ O SEU FOCO?

A RESPONSABILIDADE DE CONCRETIZAR: VOCÊ SABE ONDE ESTÁ O SEU FOCO?

Vivemos em uma sociedade rodeada por tecnologia e recursos que são introduzidos em nossa rotina para facilitar nossa vida em todos os sentidos. O objetivo é ter mais tempo para conseguirmos fazer o que realmente importa.

Com isso, nossos genes são modificados, assim como nossa forma de ver e nos relacionar com o mundo. Crianças nascem com habilidades que nem imaginamos, e nosso desenvolvimento e atualização deve ser feito com uma rapidez digna de Flash.

Afinal, quando você se imaginava no futuro, a única imagem que via era um carro voador, e quem diria que a grande conquista seria a capacidade de fazer tantas coisas ao mesmo tempo?

 

Enquanto trabalha em um projeto importante, você é capaz de responder um e-mail, pensar na reunião do final do dia e em todas as atividades que precisam ser concluídas. Se preocupa com o evento do final de semana, com o filho que não anda bem na escola e ainda tem um tempinho para dar uma olhada nas redes sociais e acompanhar tudo o que acontece no mundo que vai além do que te rodeia.

Nos conectamos com pessoas que estão do outro lado do mundo, acompanhamos todas as informações em tempo real… E já estamos muito bem acomodados e acostumados com esse mundo. Não vivemos mais sem um celular nas mãos e todas as facilidades e a vida que ele nos garante.

Porém, com tanto estímulo, há também um grande risco. De perder o foco no que realmente importa!

A tecnologia atingiu seu principal objetivo, e se olharmos bem, conseguimos mais tempo, porém, ocupamos esse espaço com mais coisas que não fazem tanto sentido. Com isso, dizemos por ai sobre todo o tempo que nos falta.

Não conseguimos começar nenhuma atividade, não temos um hobbie, lemos quase nenhum – ou nenhum – livro inteiro ao longo do ano e deixamos de ver algumas pessoas pois a rotina se tornou uma grande prisão.

Mas você já parou para pensar sobre o que de fato está fazendo com o seu tempo?

Tudo isso é uma questão de foco!

É quase inevitável falar sobre foco e não pensar em valores e escolhas.

Quais são as atividades que você escolhe ter no seu dia a dia? O que você prioriza?

Quando disponibilizamos energia e vontade em tudo o que fazemos – e a tendência é fazermos muitas coisas ao mesmo tempo – acabamos diluindo essa força. Isso significa que pode ser que você demore muito mais do que imagina para realizar determinadas coisas.

E o grande questionamento que temos que fazer é: será que estou colocando energia suficiente em determinados objetivos?

Dependendo do objetivo que temos, precisaremos deslocar todas as nossas forças e direcionar determinado tempo, disposição e foco para aquilo. Podemos fazer tudo, mas não tudo ao mesmo tempo, e isso significa que em algumas ocasiões, deveremos saber escolher e dar atenção a uma coisa por vez.

Quando você faz isso, é capaz de se planejar melhor, pois coloca mais energia neste caminho, e consequentemente mobiliza as pessoas ao seu redor, garantindo a força necessária para atingir seus objetivos.

Agora pense comigo: O que é importante para você neste momento?

Escolhemos o tempo todo com base em nossos valores e com o nosso foco, não é diferente. Devemos ser capazes de escolher quais as atividades merecem ter nosso foco e energia, a partir do que é realmente importante para nós.

Nem sempre isso é fácil, já que temos diversos objetivos, relacionados à nossa vida profissional e pessoal, mas uma coisa que aprendi é que para trilhar o sucesso é importante organizar os passos necessários para cada um destes e manter o foco no trajeto em determinados tempos.

Por exemplo, quando fundei a People, em meados de 2013, sabia que precisaria deixar algumas outras coisas de lado para que ela fosse criada e se sustentasse de fato. No período de três anos que sucederam seu nascimento, parei de fazer as viagens que tanto me encantam e energizam, não tive muitas atividades voltadas para mim além da meditação, e tudo aquilo que produzia ou estudava tinha a ver aquele caminho. Respirava a People dia e noite, e entendia todos os sacrifícios necessários naquele momento.

E foi assim até que a necessidade de concessões passou, e eu pude então olhar um pouco mais para outras atividades que também são importantes. E voltei melhor!

Mais consciente de minhas escolhas, retomei minha rotina com as viagens de conexão, desenvolvi o hobbie antigo da fotografia, participei de oficinas de teatro e criei projetos paralelos que me complementam.

Saber o que escolher e o momento de fazer concessões é extremamente importante para que consigamos atingir nossos objetivos. E só conseguimos fazer isso, se estivermos de fato conectados com nosso propósito maior diante daquele caminho que estamos dispostos a criar.

Mas não se engane, devemos sempre estar antenados com nossos comportamentos e compreender o que de fato estamos realizados, pois com esse mundo cheio de recursos e estímulos, é muito fácil nos desviarmos e seguir o caminho do prazer imediato e não do investimento de tempo e energia focada.

 

Por isso, para te ajudar, escrevi algumas dicas que foram muito úteis na minha jornada.

CONECTE-SE COM SEU PROPÓSITO – Tenha sempre em mente o sentido que cada coisa possui para você. Saiba muito bem quais são suas intenções com as escolhas que possui e leve em consideração o valor por trás de cada uma das atividades que você incluirá em seu dia.

ESTABELEÇA PRAZOS  – Nosso tempo não é eterno, e temos que tentar nos organizar o máximo dentro das 24 horas diárias que possuímos. Por isso, depois de anotar todas as atividades importantes, estabeleça um tempo de acordo com a complexidade de cada uma.

CRIE PEQUENAS PORÇÕES DE INCENTIVO – Diminua a lacuna entre o seu estado atual e o desejado a partir de metas de curto prazo. Pense em dias, semanas e especifique muito bem o que te mostrará que está de fato caminhando rumo ao objetivo desejado. Além disso, comemore com cada conquista, mesmo que pareça pequena diante do todo.

FAÇA UMA COISA POR VEZ – Quanto mais atividades tiver, menos foco terá e com isso, você pode chegar no final do dia sem ter concluído as atividades que estipulou. Tente se concentrar em uma única tarefa por vez e perceba o quanto seu rendimento irá aumentar.

FUJA DAS DISTRAÇÕES – Feche a janela do facebook, twitter, youtube e outras fontes de distração antes de iniciar as atividades. Quando estamos muito conectados, corremos o risco de olhar somente para fora, e deixar de cumprir com os prazos e atividades estabelecidas.

FAÇA PAUSAS – Fazer uma pausa para um café, dar uma espreguiçada ou meditar por 10 minutos entre as atividades é uma ótima forma de não se sentir totalmente exausto no final do dia e manter sua produtividade em alta.

Se manter o foco ainda parece uma missão impossível, que tal começar com um pequeno passo?

Vamos fazer isso juntos!

Escolha uma tarefa importante para concluir no prazo de dois meses e pense nas pequenas metas que você deverá realizar para chegar lá. Planeje sua semana e seu dia, invista toda sua força e energia. Insista nas atividades mais difíceis e ofereça recompensas a si mesmo. Repita esta sequência o máximo que conseguir e no dia seguinte, aumente o tempo destinado a cada atividade.

As verdadeiras transformações se processam no momento presente, em que construímos o futuro. Quando você tem um objetivo bem definido e coloca toda a sua energia nesta imagem mental, é possível perceber o resultado de toda essa dedicação.

Responsabilize-se por seus resultados e escolha onde focar sua energia.

Você sabe onde seu foco está?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s