Considerações sobre o Coaching – Desvendando Seus segredos!

Considerações sobre o Coaching – Desvendando Seus segredos!

 

O que sabemos a respeito de nosso cérebro é que ele não é estático. Nosso cérebro tem a capacidade de criar novas conexões e caminhos neurais todo o tempo, e quando mudamos nossos pensamentos, essas vias neurais mudam também.

No coaching, utilizamos ferramentas e técnicas que promovem a neuroplasticidade, ou seja, ao compreendermos nossos pensamentos e irmos em lugares desconhecidos, podemos criar novos circuitos de crenças e pensamentos antes enraizados, que desencadeiam comportamentos e sentimentos que limitam e ferem internamente.

Ou seja, o coaching quando bem aplicado, pode verdadeiramente, mudar o cérebro!

Durante o processo, modificamos nossa maneira de pensar pois escolhemos novos comportamentos e práticas, e com isso, novas redes neuronais se formam, alterando a paisagem do cérebro. E assim, conseguimos criar novos hábitos e comportamentos de fato.

E por mais que existam diversos modelos de coaching, e milhares de formas de aplica-los –cada profissional terá uma percepção e experiência de condução de processo – há alguns estágios que considero a coluna central fundamental para todo e qualquer processo.

1 – Consciência – se o processo não for capaz de desafiar a maneira original de pensar, não conseguiremos questionar nossas formas conscientes e inconscientes de interagir com o mundo, a partir de um lugar ausente de ego.

2 – Entendimento – por meio do coaching, podemos nomear e definir os problemas reais, concentrando-se em uma peça por vez, separando o fato dos sentimentos, e aprendendo a lidar com ambos.

3 – Escolhas – o processo nos permite olhar, compreender e explorar as possibilidades que se apresentam do outro lado das crenças que nos acompanham há muito tempo. Sem medo e sem limites, somos capazes de criar e escolher novas formas de perceber o mundo interno e externo, promovendo novas formas de pensar e se comportar.

4 – Ação – somos seduzidos a nos comprometer com planos e práticas energizantes, que reafirmarão a apoiarão nossa forma desejada de agir e pensar.

O grande problema da maioria das pessoas que busca um processo como o coaching é a tendência a pular etapas e chegarem, sem muita substância e autoconhecimento, na fase da ação. São criados planejamentos com a esperança de que novas metas despertem, por si só, a energia que falta na vida.

Isso acontece pois quando a pessoa está diante das mudanças, já passou por grandes perdas de todas as formas, e são dominados pela ansiedade em acabar com a dor emocional e desgaste que os antigos pensamentos e crenças geraram.

E ações sem consciência, entendimento e escolha já nascem mortas!

Outro ponto importante, que quero abordar neste texto é a importância da escolha do momento certo para iniciar o processo e coaching, assim como a escolha do profissional que irá te conduzir nesta jornada.

Ter o coach adequado é o que permite que você veja por outra perspectiva, e que considere questões que não consideraria normalmente.

Um coach responsável estimula o autoconhecimento, auxilia no processo de aceitação e responsabilização da nova versão de si que surgirá. Ele confia em seu potencial, e não permite que você duvide desta.

Ao contratar um coach, além de compreender se você está disposto à dar estes passos em direção a transformação interna e externa, conheça o profissional e entenda se ele também busca o seu desenvolvimento pessoal de forma contínua. Isso não significa que ele deverá ser perfeito e que não ter problema algum na vida – mesmo porque, a vida é uma jornada e a perfeição não existe – mas um profissional que atua com desenvolvimento, deve, no mínimo se desenvolver constantemente.

Experimente o processo com este profissional, entenda se existe conexão e empatia com sua forma de atuação, se você se sente a vontade para o trabalho que será construído junto com ele, e além de tudo, desconfie de formulas milagrosas e corra de receitas para o sucesso! Isso não existe e destrói vidas!

Por mais que sejamos tentados a querer o caminho mais fácil e já pronto, cada processo é único e não existe certo ou errado quando falamos de desenvolvimento humano. Não existe mudança sem o mergulho e aceitação individual.

Certifique-se de estar completamente confortável antes da imersão, pois o coaching é muito mais do que um processo de mudança e de atingimento de meta, é um lugar onde você terá a oportunidade de explorar seus pensamentos, sentimentos e aspectos mais íntimos. É o momento de tirar a venda que te cega – ou cegou – durante muito tempo, e mais do que isso, é o que permite a capacidade de criar novas alternativas e possibilidades na vida.

Se você está se perguntando onde está o retorno do investimento – de tempo, dinheiro e energia – no processo de coaching, considere essas perguntas:

Quais são as coisas mais importantes para você? O que realmente te inspira e energiza?

Como você define sucesso?

Se você não tivesse fronteiras, como gastaria o seu tempo? O que você estaria construindo?

E quanto vale isso? Qual o esforço que tudo isso merece?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s