O Que Nos Torna Humanos? | #21. As Paixões

O Que Nos Torna Humanos? | #21. As Paixões

 

Depois de um tempo sem escrever para a série O Que Nos Torna Humanos, é hora de voltar a explorar outro aspecto de nossa humanidade: as paixões.

Todos nós temos paixões, mesmo que você não se lembre mais quais são, elas ainda estão aí, esperando você acordar do piloto automático que se colocou para voltar a sentir.

Quando nos afastamos do que faz nosso coração vibrar, nos afastamos também de nossa essência, e deixamos de sentir até as coisas mais simples que antes faziam sentido. Os sorrisos não encantam mais, as palavras deixam de ter graça e até as pessoas que antes eram parte de nossa vida, passam a ser estranhas.

Não nos envolvemos mais. Não nos importamos mais… E sobrevivemos dia após dia.

E não se engane! Você pode estar fazendo tudo isso neste exato momento, sem nem perceber.

É muito fácil deixar nossos desejos e vontades de lado, principalmente quando existem moralidades sociais e excesso de expectativas que criam modelos e padrões externos.

Fazemos isso o tempo todo, afinal paixões e sonhos são coisas de criança e como bons adultos que nos tornamos, devemos carregar todas as responsabilidades possíveis e parar de pensar bobagem.

Levamos em consideração o que irão pensar de nós se tivermos determinada atitude e fazemos o que aprendemos: deixamos de escutar a nós mesmos. Tudo o que acreditamos de mais essencial fica de lado, junto com nossas paixões e sonhos, sem importância.

E quando você faz isso, de quem é a vida que está vivendo?

Pode até ser que você acredite que seja assim mesmo, que fez suas próprias escolhas… mas duvido que o seu eu interior esteja contente com as escolhas que você se obrigou a fazer. E para que? Por quem?

Para transformarmos nossa realidade, precisamos compreender as dores que existem dentro de nós e acolher os erros do passado, simplesmente para sermos capazes de escolhermos diferente… escolheremos a nós antes de qualquer coisa!

Todos nós temos paixões e os sonhos não são exclusividade de crianças. Esta é a primeira regra que deve ser quebrada, pois se você não se permitir entrar em contato com seus maiores desejos, não encontrará uma resposta clara.  

Se permita sonhar!

O que faz o seu coração vibrar? O que faz você sentir?

Dias atrás, estava conversando com minha mãe e disse a ela que se não fosse psicóloga, definitivamente seria fotógrafa. E sei disso justamente pelo que sinto ao ver um trabalho fotográfico e estar diante de toda a história que está por detrás de cada imagem. Muitas vezes, elas me ajudam a entrar em meu próprio mundo.

Foram muitas as vezes que me peguei chorando diante de uma imagem que mostra todo um mundo representado ali e sei que isso faz parte de mim, pois vai além do que conheço e desconheço de quem sou.

Foram inúmeras as vezes que peguei as diversas caixas de fotografia antigas que tenho em casa, simplesmente para sentir a emoção que cada uma delas me remete, afinal, elas também contam a minha história.

Mesmo que nem saiba exatamente o nome desse sentimento, tudo isso me toca profundamente.

O que faz você sentir?

larm-rmah-185686.jpg

E quando você escutar uma resposta, não julgue ou reprove seus desejos, pois eles são seus. Tente compreender o que seus pensamentos estão te mostrando e então, tente encaixar suas paixões em seu dia a dia.

Mesmo me interessando por fotografia desde muito cedo, somente em 2016 fiz um curso para aprender a usar uma câmera que tinha comprado 5 anos antes.

Muitas vezes acabamos demorando um pouco mais do que necessário para compreender que podemos fazer de mais uma coisa ao mesmo tempo e que nossa vida precisa ter espaço para certas paixões que complementarão nosso papel como profissionais e indivíduos.

Quais são as suas paixões?

A música, o desenho, o teatro, o mergulho, as viagens, a marcenaria, a fotografia, o skate, o surf, o artesanato, a pintura… seja qual for a sua paixão, compreenda que ela tem uma importância e como tudo o que é importante na vida, precisa ter um espaço na sua rotina.

Agora é sua vez: descubra sua paixão e escolha seu caminho!

Um super beijo
Vanessa


P.S.I – O workshop da Oficina de Sonhos sobre Propósito será no dia 10/06 das 10h às 14h e ainda temos vagas. Estaremos juntos durante 04 horas para te ajudar a redescobrir seus sonhos e paixões para transformá-los em um propósito de vida concreto. Se você tiver interesse, insira seus dados no formulário abaixo que lhe enviarei as informações para a inscrição.oficina (1)


P.S.II – Outra novidade é a parceria da People Coaching com a agência de turismo e intercâmbio Will Go e isso significa que todas as pessoas que indicarmos receberão um super desconto que pode chegar a até $1.000,00 dólares nos pacotes de intercâmbio. Se fazer um intercâmbio for um de seus sonhos e você acredita que este é o seu momento, envie seus dados no formulário abaixo.

parceria_willgo e people.png


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s