O Que Nos Torna Humanos? | #17. A Motivação

O Que Nos Torna Humanos? | #17. A Motivação

Semana passada, realizei um webinário sobre motivação pelo Grupo Angra e o tema foi tão legal, que eu resolvi falar sobre isso também aqui na nossa série ‘O Que Nos Torna Humanos?’

Aliás, se você quiser acessar o conteúdo do webinário, basta clicar aqui. Não esqueça de deixar seu comentário e dúvidas.

Quando falamos sobre esse tema, é importante deixar bem claro que a motivação é um sentimento interno e é justamente isso que torna este, um dos aspectos que nos aproxima de nossa essência e humanidade.

Motivação vem do latim ‘motivus’, que está relacionado a movimento. Significa o que motiva, que provoca um novo ânimo e permite então a ação em busca de conquistas e resultados. Mas não é qualquer conquista ou resultado não, são as que lhe pertencem.

Quando falamos de motivação, falamos de sentido. Se não faz sentido, se não criamos a motivação por meio de um movimento interno, não agimos.

Porém, na vida, acabamos sempre depositando no lado de fora, as respostas e também as expectativas de sucesso em nossa vida. Temos o costume de terceirizar nossas atitudes e resultados, e fazemos isso com a motivação também, no momento em que acreditamos que esta característica vem de algum fator externo.

E então, iremos esperar, esperar e a motivação nunca vai aparecer, pois não é assim que funciona.

Ninguém é capaz de criar a motivação em nós a não ser nós mesmos. Podemos encontrar inspiração no mundo para criar esse movimento interno, mas ainda assim, seremos os responsáveis por este.

E é desta forma em todas as áreas de nossa vida: no campo pessoal, no cenário profissional, nas relações, com as tarefas diárias relacionadas a sua saúde e qualidade de vida, quando falamos de autodesenvolvimento e assim por diante.

Você só vai começar aquela dieta tão prometida na segunda feira, se estiver motivada para isso, ou seja, se isso fizer sentido para você.

Você só vai parar de procrastinar e entregar aqueles projetos, se estiver motivado para isso, e de novo, se isso fizer um sentido.

Mudar algo em sua vida então, nem precisa dizer o quanto a motivação é importante, não é mesmo? Esta já não é uma tarefa simples, pois somente o desejo de mudar não basta para que a mudança aconteça. Se não houver uma motivação real, nada vai acontecer e você permanecerá no mesmo lugar, reclamando e clamando por um outro.

Toda e qualquer ação que geramos, passa pelo campo da motivação, pelo campo do sentido e isso é inevitável!

Por isso, está na hora de assumir a responsabilidade por sua motivação!

Como está então sua motivação?

O que gera o sentido nas atividades do dia a dia, em seus relacionamentos, no seu profissional?

E aqui vai um segredo: você só vai descobrir olhando para você.

O que inspira sua motivação?

E aqui e agora, estamos falando de recursos e estímulos externos. A inspiração está no fora e podem ser pessoas, situações, conhecimentos e visualizações que te ajudam a conectar consigo mesmo e criar então a motivação necessária para agir para a direção de objetivos e resultados.

Conectar-se com seus heróis, gerar emoções positivas, reconhecer as forças pessoais e pensar sobre a satisfação com a vida são alguns dos recursos que podem servir como inspiração.

Um dos grandes segredos da vida é saber a hora que devemos buscar atributos e recursos externos para criar um movimento interno, por isso, conecte-se com tudo o que é capaz de te inspirar e então, motive-se por você e pela construção de uma vida que faça sentido.

Tudo isso, depende somente de você!

Um super beijo,
Vanessa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s