O Que Nos Torna Humanos | A Série

O que nos torna humanos?

Aquilo que vivemos? O que sentimos? Tudo o que desejamos?

Nossas dores, medos, questionamentos e conceitos. Aprendizados, esquecimentos e recomeços. Relacionamentos, apegos e desapegos, encontros e desencontros.

Tudo isso faz parte do nosso mundo interno, são muitos os aspectos que nos torna humanos, mas é a consciência de tudo isso que nos responsabiliza de tudo o que podemos ser na vida.

O que é a vida para cada um de nós?

A vida que escolhemos todos os dias nos distancia ou aproxima de nossa essência humana?

A partir desta semana, quero trazer uma série de escritos e estudos sobre os aspectos da humanidade e como então, reforça-los em nosso dia a dia.

Cada semana falarei sobre uma característica humana – positiva ou negativa – com o objetivo de te trazer para a consciência.

tumblr_lfxj0hlgBx1qeo0c0o1_500E o aspecto de hoje é a compaixão.

Este não foi escolhido por acaso, pois é o primeiro sentimento que expressamos em vida. O ser humano é compassivo em sua essência, nos tornando então empáticos ao nosso semelhante ou qualquer outra espécie.

Difícil de acreditar nestas afirmações, ainda mais vivendo em um mundo onde a violência, o egoísmo e a individualidade toma conta. Mas acredite em mim: nossa essência é de bondade.

Para ter certeza disso, basta perceber as sensações que tem ao presenciar alguma injustiça ou maldade contra outro ser humano, ou ao assistir o jornal recheado de violência.

Incomoda e angustia!

E isso acontece pois neste momento, nossa compaixão natural se conecta com nosso ser, nos tornando então mais suscetíveis a ela.

Você deve estar se perguntando: Mas porque então algumas pessoas provocam a maldade e não se importam com os demais?

E a resposta é simples: Esta é uma tendência natural como seres humanos, porém, o meio e as situações que vivenciamos também nos moldam, nos aproximando ou afastando de nossa essência.

Existem diversas outras características que nos estabilizam. Adquirimos crenças, conceitos, experiências e aprendizados no decorrer da vida e com isso, alguns aspectos primários acabam ficando esquecidos no momento de nossas escolhas.

Nos afastamos de nossa atitude compassiva natural, quando os aspectos opostos a ela são reforçados a partir do momento em que toda a violência se torna banal, identificados por uma normalidade já pré-estabelecida pela cultura que nos assiste.

Por isso, a consciência de todos os aspectos de nossa essência é fundamental para a conexão e evolução como seres humanos.

O quanto você está conectado com sua compaixão natural?

Você estará mais próximo de sua essência humana se for capaz de usar toda a compaixão natural que reside dentro de você.

Olhe, perceba, reconheça e então viva toda a sua essência!

Um beijo com carinho,
Vanessa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s