A Abundância: O Desafio De Equilibrar Várias Vidas Em Uma Só

 

 

Dizem por ai que a forma como você vive os primeiros dias do ano, mostrará sobre como passará o resto dele. Por isso, se você passou estes dias triste, irritado ou com uma energia baixa, é bom repensar suas atitudes e a forma como lida com as situações que surgem em sua vida.

Se está infeliz com algo, esta é a hora de transformar e somente você poderá fazer isso.

Pense: Você vive de forma abundante?

Ter abundância significa viver em sua plenitude e organizar a vida ao redor de prioridades-chaves que possuem um fundamento e sentido. É não esquecer o que é realmente importante e viver de acordo com seus valores!

Geralmente vivemos uma vida de acordo com a filosofia da escassez, onde poupamos para não faltar e com isso, o que é bom quando não esquecido, apodrece.

Para introduzir em sua vida a abundância é importante entender que é possível se dedicar a várias atividades ao mesmo tempo em que simplifica sua vida. Mas para isso, você deverá permitir somente a entrada de atividades que façam realmente sentido e impedir que algumas outras te invadam.

Isso se chama congruência e significa alinhar todas as áreas que te compõem em uma só vida.

Ter um trabalho que te empolga, amizades e relacionamentos que te fazem bem, uma boa saúde e ainda ter tempo para alguma atividade que te dê prazer.

Este é o sonho de uma vida equilibrada, que só é possível se as atividades que ocupam o seu tempo são avaliadas e escolhidas de fato.

Geralmente temos mais obrigações e atividades indesejadas do que elementos que enriquecem nossos dias e esta é a contramão de uma vida equilibrada e satisfatória.

Falar sobre isso tudo é muito fácil, por isso, quero propor aqui um exercício para trazer leveza e sentido para a sua vida a partir das atividades que você inclui em seu dia a dia.

O primeiro passo para isso é eliminar o desnecessário!

Nosso caminho está repleto de distrações e informações desnecessárias que nos fazem perder um tempo absurdo. Essas distrações incluem:

– Redes sociais, whatsapp e as inúmeras informações vazias que nos encontram diariamente
– Reuniões não produtivas, seja dentro ou fora do trabalho
– Trabalhos e atividades impostas pelo outro ou por si mesmo sem valor real
– Normas sociais e crenças sobre trabalho versus tempo (por exemplo a crença de que trabalho só é produtivo com um cartão de ponto preenchido com 44 horas semanais)
– Todos os muitos e-mails marketing que recebemos diariamente
– Qualquer atividade somente para agradar o outro

Aplicar melhor o seu tempo significa deixar de fazer certas atividades que não fazem sentido, mesmo que todos digam o contrário.

Para praticar: Liste pelo menos 05 atividades para deixar de fazer a partir de agora, que farão diferença positiva no seu dia a dia. Inclua na lista atividades que drenam a sua energia sem te trazer nada útil.

O segundo passo é fazer um planejamento de vida com todas as atividades que você deseja fazer!

Um princípio importante que deve ser levado em consideração no planejamento de vida é que você pode ter o que quiser, mas não pode ter tudo ao mesmo tempo. Ou seja, para ser capaz de se dedicar mais tempo a um projeto específico, deverá abrir mão momentaneamente de determinadas outras atividades. Isso faz parte!

Vou te dar meu exemplo: Você sabe o quanto eu amo viajar, mas durante 2 anos e meio, estive focada em minha consultoria e em atividades que precisariam de toda a minha atenção, o que fez com que eu abandonasse as viagens durante este período. Hoje, a consultoria está caminhando muito bem e com isso, posso retomar a minha paixão por viagens. Foi uma escolha importante e se eu não tivesse parado naquele momento, o projeto não iria para frente.

Saber escolher as atividades certas e o tempo de concretização é importante neste passo.

Para praticar: Faça uma lista das coisas que deseja fazer e uma análise de prioridades. Entenda quais atividades precisarão de atenção completa e quais poderão ser feitas simultaneamente.

O último passo é finalmente enriquecer sua vida com abundância!

Depois de desocupar o seu tempo com atividades desnecessária e pensar em todas as coisas que você deseja de fato realizar na vida, é a hora de encher sua vida com abundância!

O que você deseja manter e então reforçar em sua vida? Quais são as atividades que te enchem de propósito e energia para continuar sua jornada? O que precisará fazer para então cumprir com todo esse plano?

E isso não quer dizer que você não estará cansado do final do dia, mas que estará também recheado de sentimentos positivos e empoderado com seus objetivos e interesses.

Os melhores momentos de vida são os cheios de atividades e trabalho significativo, que nos exigem ao máximo, que nos levam ao limite mental e físico.

Para dar certo: Pratique! Tanto as listas dos passos anteriores, quanto a análise diária de atividades e possibilidades que surgirem. Nunca se esqueça! De que a consciência é importante para que você seja você mesmo e tenha força para fazer e viver tudo o que realmente importa.

Saiba dizer sim para trabalhos, projetos e atividades que te levem a resultados positivos e a um legado e diga não às atividades inúteis, obrigações e que não fazem sentido.

E lembre-se sempre: Ter abundância em sua vida significa levar nosso corpo e mente ao limite e mesmo assim, no final do dia te deixarão com um sentimento de empolgação.

Um super beijo,
Vanessa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s