Dizem por ai que a forma como você vive os primeiros dias do ano, mostrará sobre como passará o resto dele. Por isso, se você passou estes dias triste, irritado ou com uma energia baixa, é bom repensar suas atitudes e a forma como lida com as situações que surgem em sua vida.
Se está infeliz com algo, esta é a hora de transformar e somente você poderá fazer isso.
Pense: Você vive de forma abundante?
Ter abundância significa viver em sua plenitude e organizar a vida ao redor de prioridades-chaves que possuem um fundamento e sentido. É não esquecer o que é realmente importante e viver de acordo com seus valores!
Geralmente vivemos uma vida de acordo com a filosofia da escassez, onde poupamos para não faltar e com isso, o que é bom quando não esquecido, apodrece.
Para introduzir em sua vida a abundância é importante entender que é possível se dedicar a várias atividades ao mesmo tempo em que simplifica sua vida. Mas para isso, você deverá permitir somente a entrada de atividades que façam realmente sentido e impedir que algumas outras te invadam.
Isso se chama congruência e significa alinhar todas as áreas que te compõem em uma só vida.
Ter um trabalho que te empolga, amizades e relacionamentos que te fazem bem, uma boa saúde e ainda ter tempo para alguma atividade que te dê prazer.
Este é o sonho de uma vida equilibrada, que só é possível se as atividades que ocupam o seu tempo são avaliadas e escolhidas de fato.
Geralmente temos mais obrigações e atividades indesejadas do que elementos que enriquecem nossos dias e esta é a contramão de uma vida equilibrada e satisfatória.
Falar sobre isso tudo é muito fácil, por isso, quero propor aqui um exercício para trazer leveza e sentido para a sua vida a partir das atividades que você inclui em seu dia a dia.
O primeiro passo para isso é eliminar o desnecessário!
Nosso caminho está repleto de distrações e informações desnecessárias que nos fazem perder um tempo absurdo. Essas distrações incluem:
– Redes sociais, whatsapp e as inúmeras informações vazias que nos encontram diariamente
– Reuniões não produtivas, seja dentro ou fora do trabalho
– Trabalhos e atividades impostas pelo outro ou por si mesmo sem valor real
– Normas sociais e crenças sobre trabalho versus tempo (por exemplo a crença de que trabalho só é produtivo com um cartão de ponto preenchido com 44 horas semanais)
– Todos os muitos e-mails marketing que recebemos diariamente
– Qualquer atividade somente para agradar o outro
Aplicar melhor o seu tempo significa deixar de fazer certas atividades que não fazem sentido, mesmo que todos digam o contrário.
Para praticar: Liste pelo menos 05 atividades para deixar de fazer a partir de agora, que farão diferença positiva no seu dia a dia. Inclua na lista atividades que drenam a sua energia sem te trazer nada útil.
O segundo passo é fazer um planejamento de vida com todas as atividades que você deseja fazer!
Um princípio importante que deve ser levado em consideração no planejamento de vida é que você pode ter o que quiser, mas não pode ter tudo ao mesmo tempo. Ou seja, para ser capaz de se dedicar mais tempo a um projeto específico, deverá abrir mão momentaneamente de determinadas outras atividades. Isso faz parte!
Vou te dar meu exemplo: Você sabe o quanto eu amo viajar, mas durante 2 anos e meio, estive focada em minha consultoria e em atividades que precisariam de toda a minha atenção, o que fez com que eu abandonasse as viagens durante este período. Hoje, a consultoria está caminhando muito bem e com isso, posso retomar a minha paixão por viagens. Foi uma escolha importante e se eu não tivesse parado naquele momento, o projeto não iria para frente.
Saber escolher as atividades certas e o tempo de concretização é importante neste passo.
Para praticar: Faça uma lista das coisas que deseja fazer e uma análise de prioridades. Entenda quais atividades precisarão de atenção completa e quais poderão ser feitas simultaneamente.
O último passo é finalmente enriquecer sua vida com abundância!
Depois de desocupar o seu tempo com atividades desnecessária e pensar em todas as coisas que você deseja de fato realizar na vida, é a hora de encher sua vida com abundância!
O que você deseja manter e então reforçar em sua vida? Quais são as atividades que te enchem de propósito e energia para continuar sua jornada? O que precisará fazer para então cumprir com todo esse plano?
E isso não quer dizer que você não estará cansado do final do dia, mas que estará também recheado de sentimentos positivos e empoderado com seus objetivos e interesses.
Os melhores momentos de vida são os cheios de atividades e trabalho significativo, que nos exigem ao máximo, que nos levam ao limite mental e físico.
Para dar certo: Pratique! Tanto as listas dos passos anteriores, quanto a análise diária de atividades e possibilidades que surgirem. Nunca se esqueça! De que a consciência é importante para que você seja você mesmo e tenha força para fazer e viver tudo o que realmente importa.
Saiba dizer sim para trabalhos, projetos e atividades que te levem a resultados positivos e a um legado e diga não às atividades inúteis, obrigações e que não fazem sentido.
E lembre-se sempre: Ter abundância em sua vida significa levar nosso corpo e mente ao limite e mesmo assim, no final do dia te deixarão com um sentimento de empolgação.
Um super beijo,
Vanessa