A Resiliência Em Sua Jornada

Acabei de voltar do Festival Brasileiro de Dharma no Centro de Meditação Kadampa, e para variar, com muita bagagem. É muita história para contar para este e outros textos.

Não conhecia muito bem esta linhagem do Budismo, e me surpreendi, pois foi totalmente diferente do que imaginava e esta foi a primeira lição: Sempre esteja aberto para se surpreender, e foi o que aconteceu todos os dias durante esse evento. Ao final de cada encontro, saí com uma visão diferente, questionamentos novos e grandes ensinamentos para a vida, sobre compaixão, amor, desapego e encontro interno.

Desde antes mesmo do encontro, experimentei de diversas formas, a grande sincronicidade que existe no universo, desde ouvir o mesmo conteúdo que havia lido horas antes de chegar ao retiro, como encontrar pessoas que já faziam parte da minha vida no mundo virtual. Sei que nada é por acaso e que todos os movimentos até aquele momento, tiveram um sentido para que os encontros internos e externos pudessem acontecer.

Encontros que mais pareceram reencontros.

Mas eu quero falar sobre um outro assunto, um dos grandes aprendizados que trouxe: Resiliência.

Resiliência é a capacidade de entrar e sair de adversidades e dificuldades sem tantas marcas e com força de superação. Existem inclusive inúmeras pesquisas e estudos que mostram que pessoas com maior resiliência, ou seja, que já passaram por diversas situações extremas, são mais felizes por conta desse sentimento.

Foi lá que percebi o quanto este é um sentimento muito importante para a jornada da vida. A paz interna só acontece quando você é capaz de superar suas maiores dificuldades, enfrentar as situações adversas e preencher seu coração de gratidão e compaixão.

E para isso acontecer, é preciso acreditar em seu potencial e abrir mão do controle. Ter fé na vida e em você mesmo.

Muitas coisas podem acontecer durante o caminho para que você se perca, desista e mantenha as ilusões. E é a resiliência que fará com que você continue, com foco e determinação.

Poderia ter desistido deste retiro em diversos momentos, usado “sinais” para ir embora no meio do festival ou que nem saísse de casa. Mas vemos aquilo que queremos ver. Meu coração estava totalmente aberto e minha mente curiosa para saber o que aconteceria nos dias que estavam por vir.

Desejei estar naquele encontro! E foi esse mesmo desejo que me manteve lá!

Para estar naquele lugar, abri mão de um outro evento, onde a maioria dos meus amigos estavam e se divertiram muito. Enfrentei chuva e vento, em uma barraca que naufragou e mesmo assim encontrei alternativas para permanecer. Passei horas em uma cadeira desconfortável, com dor nas costas e as pernas sem posição, para ter alguns dos ensinamentos que compartilharei com você. Me cansei fisicamente, mas enchi minha mente de recursos e força.

Em resumo, enfrentei situações que me tiraram da zona de conforto totalmente e a resiliência foi minha força.

Voltei com uma das melhores sensações, e que chamei de paz, mesmo sem ter certeza que este é seu nome. Abri mão da necessidade que temos de nomear e definir tudo, inclusive nós mesmos… entendi que isso pouco importa nesse momento.

Pode ser que essa sensação desapareça em alguns dias, mas se eu for capaz de praticar tudo aquilo que aprendi nestes 3 dias que se passaram e manter minha resiliência na vida, ela voltará, voltará, e voltará inúmeras vezes, todas que forem necessárias, até o dia em que permaneça em todas as células do meu corpo, verdadeiramente!

O autoconhecimento se tornou minha religião, e também, um dos grandes desafios que tenho hoje na vida, para que eu possa não apenas aprender a lidar com meu mundo interno e criar possibilidades no fora, mas também para levar a quantidade de pessoas possíveis comigo. Melhorar o mundo a partir de mim, de você e de todas as pessoas que cruzam meu caminho (não por acaso) é meu propósito de vida.

E é com essa energia que peço para que você dê um pouco do seu melhor para as pessoas à sua volta… não somente hoje, mas sempre que possível. Transborde amor, compaixão e paz de seu coração para todas as pessoas que precisam mais do que você. E se você achar que precisa mais do que todos eles, olhe de novo e veja com os olhos do coração dessa vez.

Dizer tudo isso é muito bonito, mas a prática é essencial, por isso, termino essa mensagem com um pedido: Vamos juntos, vibrar e enviar toda a energia positiva possível para o mundo!

Durante todos os dias a partir de hoje, encontre um horário para criar a paz dentro de você. Você pode fazer isso através da meditação, de um momento de silêncio, um ato de bondade e caridade, uma conversa sincera… Essa paz que buscamos não possui uma forma concreta e surgirá a partir da sensação de gratidão e compaixão.

E então, enviaremos toda essa paz que já existe em nós, para o mundo. Na sexta-feira, 06 de Novembro, às 18h no horário de Brasília, feche seus olhos por 5 minutos, onde você estiver, e imagine uma luz dourada saindo de seu coração e penetrando todas as pessoas, de todas as raças, credos e idades, em todos os continentes. Comece com as pessoas que conhece, sua família, amigos e colegas.

Sentimentos como a paz, gratidão, compaixão e amor não são ilimitados, ou seja, quando mais doamos, mais teremos. E essa luz é a representação de toda a paz que existe dentro de você, a mesma paz que te acolhe e salva de todos os monstros e escuridão. Sinta a compaixão, gratidão e felicidade enquanto vibramos todos juntos pela paz mundial, durante apenas 5 minutos!

Estamos juntos nessa jornada, e sempre estaremos conectados de alguma forma, mesmo que não percebemos com os olhos físicos.

Carregue esses sentimentos com você durante todo o tempo e tenha em sua vida toda a felicidade que merece! 🙂

Muito obrigada por estar comigo nesta empreitada.

Um super beijo,
Vanessa.


Este texto foi enviado por e-mail para a lista VIP e se você  quiser fazer parte desta lista e receber conteúdos como este toda semana, acesse aqui e fique de olho em sua caixa de entrada. Os e-mails são enviados toda terça-feira, faça chuva ou faça sol.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s