A Força De Seus Pensamentos

Hoje, quero falar sobre pensamentos positivos e o quanto que estes são importantes para nossas emoções, sentimentos e resultados. E também para a motivação em viver, aprender, experimentar e realizar.

Toda vez que você pensa em algo, acontece alguma coisa dentro de você!

Segundo os estudos da neurociência, nossos pensamentos são responsáveis por criar nosso cérebro, que possui uma estrutura plástica. E isso significa que nosso cérebro é capaz de modificar sua estrutura e função, de acordo com experiências anteriores que estão contidas em nossos pensamentos.

Imagine o potencial que cada você tem para transformar a si mesmo, somente através de seus pensamentos.

Mas como tudo isso funciona?

Todo o pensamento cria um conexão neuronal. Se você tem o mesmo pensamento muitas vezes, a conexão associada a esse se fortalece e estará ligada a um determinado comportamento, que influenciará suas emoções automaticamente.

Por exemplo, se você teve uma experiência amorosa que te machucou, magoou ou causou sofrimento e desenvolveu um pensamento negativo sobre relacionamentos, a conexão neuronal foi criada. E toda vez que você se perceber em uma situação que te remete a um relacionamento, serão os sentimentos do passado que surgirão no presente, como se você estivesse novamente vivendo a experiência do passado. Esta se tornará a realidade vivida no presente, que reforçará o seu pensamento negativo. É uma bola de neve, da qual perdemos controle muito rapidamente.

Isso acontece porque nosso cérebro é atemporal, ele apenas armazena as experiências e pensamentos, mas não sabe se aquilo aconteceu há 5, 10 anos ou se foi ontem.

Mas os nossos pensamentos podem ser transformados, de negativos para positivos, em qualquer momento desde que estejamos dispostos ao desapego.

Pois é, nos apegamos aos sentimentos e emoções negativas com uma facilidade que as vezes me assusta. Curtimos estar em uma posição de vítima, que não nos levará à nada.

Mudar seus pensamentos, depende de você abrir mão das experiências da forma como você as guardou e estar aberto para criar um novo passado!

Você deve estar se perguntando nesse exato momento: Mas como faço isso? Não tenho a mínima ideia de por onde começar.

Pois bem, o primeiro passo é perceber seus pensamentos, cada um deles, até as crenças que se instalaram em seu cérebro como verdade. E então, depois deste passo, você deverá ressignificar as suas lembranças e esse é o passo mais difícil, porém, mais recompensador!

Olhe para as suas experiências do passado e apenas perceba os fatos e os resultados. A interpretação do que aconteceu é um julgamento tomado por sentimentos e temos uma tendência para perceber e gravar os sentimentos negativos com mais facilidade. Por isso, não interprete, nem julgue! Apenas perceba e entenda.

Se você for capaz de perceber as situações do seu passado de maneira diferente – positiva desta vez – será capaz de experimentar gratidão, realização, satisfação e paz… E então, seu cérebro também mudará, junto com as possibilidades no presente.

Como tudo nessa vida, seus pensamentos também são uma escolha, por isso perceba suas escolhas até hoje e tenha a força e coragem para escolher ser o melhor para você.

“Há tanta coisa no meu destino que não posso controlar, mas outras coisas estão sim, sob minha jurisdição. Existem determinados bilhetes de loteria que posso comprar, aumentando assim, minhas chances de encontrar satisfação. Posso decidir como gasto meu tempo, com quem interajo, com quem compartilho meu corpo, minha vida, meu dinheiro e minha energia. Posso decidir o que como, o que leio e o que estudo. Posso escolher como vou encarar as circunstâncias desafortunadas da minha vida – se as verei como maldição ou como oportunidade (e, quando não tiver força para adotar o ponto de vista mais otimista, porque estou sentindo pena demais de mim mesma, posso decidir continuar tentando mudar minha atitude). Posso escolher minhas palavras e o tom de voz com que falo com os outros. E, acima de tudo, posso escolher meus pensamentos.”
(Elizabeth Gilbert)

Um beijo,
Vanessa


Se você  quiser fazer parte de nossa lista e receber conteúdos como este toda semana, acesse aqui e fique de olho em sua caixa de entrada. Os e-mails são enviados toda terça-feira, faça chuva ou faça sol.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s