Falar não com amor é uma arte que nem todos dominam. Na verdade dominar a arte de falar não já é um passo importante para que você consiga ter tempo e energia para fazer o que realmente importa. Mas só isso não basta, é preciso fazer isso com amor, principalmente a si mesmo.
Durante toda a nossa vida, desde crianças, aprendemos que o amor do outro é importante. Muitas vezes, mais importante do que tudo o resto. Mas quando abrimos as portas para esse amor, acabamos aceitando também o julgamento do outro, com seu certo e errado, suas normas e regras que cabem apenas para eles.
E então, vivemos uma vida inteira dizendo sim para o amor do outro e não para a nossa felicidade. O preço desse pseudo amor é muito alto e chegará uma hora em sua vida (se é que ainda não chegou), em que você irá questionar tudo isso e perceber que há algo de errado.
Para aprender a arte de dizer não com amor, você precisa pensar sobre os conceitos e motivos para dizer sim o tempo todo.
O que realmente significa amor? Existem crenças que dizem que se você não agradar o outro o tempo todo, ele irá embora. Mas será que essas crenças são verdadeiras?
E vamos pensar bem: viver esse amor dessa forma para que? Abrir mão de você o tempo todo, será que é esse o amor que você quer viver?
Falar não com amor é uma forma de amar a si mesmo em primeiro lugar. E amor significa respeito, compaixão e acolhimento. Não tem nada a ver com deixar o outro te invadir, muito menos que você deverá agradá-lo o tempo todo, mesmo que isso custe sua felicidade e seu amor-próprio.
O que faz você dizer sim o tempo todo não tem a ver com amor. Isso é medo!
Medo de perder, da solidão, do abandono e da rejeição.
E o preço de viver com medo é pago com seus sonhos e vontades, com seus interesses e sentimentos ignorados.
Dizer não com amor é a alternativa para que você continue amando e sendo amado da forma que merece. É escolher o que deixará entrar com um sim e o que ficará do lado de fora. Significa impor limites, defender sua forma e criar um espaço para você mesmo dentro de sua vida.
E tudo bem não dizer sim para tudo, afinal de contas, você não nasceu para agradar o outro e sim para viver o que existe dentro de você. Pensamentos, sentimentos, vontades e sonhos.