Este texto foi enviado como conteúdo para todas as pessoas que fazem, já fizeram ou desejam fazer parte de minha vida. Os e-mails são enviados toda terça-feira, faça chuva ou faça sol.
Se você quiser fazer parte da lista, acesse aqui e fique de olho em sua caixa de entrada.
Mais uma semana chegou e com ela o terceiro passo da inteligência emocional.
Os passos anteriores te ajudam a se conectar e entender o que acontece internamente. Tudo isso para você se relacionar melhor consigo e com o outro.
Somos seres relacionais, ou seja, somos formados a partir das relações e por isso o passo de hoje é RECONHECER AS EMOÇÕES DO OUTRO.
Desde muito cedo, dependemos do outro para sobreviver, viver e então ser. Com isso, passamos a importar sentimentos externos que se misturam com o nosso mundo interno. Para ter inteligência emocional, é muito importante reconhecer o que é seu e o que não é. Separar emoções, crenças, conceitos e desejos.
E você pode fazer isso através dos questionamentos e reflexões sempre. Saia do piloto automático e passe a perceber o que realmente faz sentido para você. Fica muito fácil olhar as diferenças nas relações quando você estiver disposto a isso, principalmente quando nos relacionamentos com nossas emoções e sentimentos. Nunca estamos vazios.
Tente observar e sempre se pergunte: De quem é esse sentimento ou emoção, meu ou do outro?
Na filosofia Budista, a compaixão é um sentimento que faz parte da natureza humana. E nesse contexto, isso significa compreender e entender o outro e a si mesmo de forma única e sem julgamento.
Acredito que, só é possível reconhecer as emoções do outro se houver compaixão por ele através da compaixão que você possui por você mesmo. O que sempre costumo dizer: Só podemos dar aquilo que já temos e se você não for capaz de reconhecer a si mesmo, não será capaz de fazer com o outro.
E é por isso que este é um passo muito importante. O próximo é o último e fechará todo o contexto da inteligência emocional, mas enquanto ele não chega, exercite a reflexão e saia do piloto automático.
Até semana que vem! 🙂
Um super beijo
Vanessa
1 comentário Adicione o seu