O Passo 01 da Inteligência Emocional

Este texto foi enviado como conteúdo para todas as pessoas que fazem, já fizeram ou desejam fazer parte de minha vida. Os e-mails são enviados toda terça-feira, faça chuva ou faça sol.
Se você  quiser fazer parte da lista, acesse aqui e fique de olho em sua caixa de entrada.

Semana passada escrevi sobre as crenças e pensamentos que acompanham o tema Inteligência Emocional. Somos mente racional e também emocional, ambos com suas responsabilidades e importância.

Propus o exercício de questionamento e espero que tenha ajudado você a olhar de forma diferente para o que existe internamente.

Prometi que iria te trazer os 4 passos da inteligência emocional e promessa é dívida!

Hoje te apresento o primeiro destes passos que irão te ajudar a adquirir essa inteligência: TER CONSCIÊNCIA DE SUAS EMOÇÕES, e isso significa olhar de fato para tudo o que existe internamente. Esta não é uma tarefa fácil, mas é muito mais simples do que você imagina.

Primeiro, é importante entender a diferença entre emoção e sentimento. O primeiro acontece no campo físico, a partir das reações que surgem no seu corpo. Está presente na angústia que causa dor no estômago, na raiva que esquenta sua bochecha, na paixão que faz seu corpo formigar ou na ansiedade que faz sua mão suar.

As emoções são rápidas, dificilmente controláveis e podem estar relacionados à alguma situação, experiência ou sentimento.

Sentimento é a representação mental de experiências e emoções vividas e nem sempre são conhecidos. Podemos viver durante anos sem ter consciência dos nossos sentimentos, que se camuflam e escondem por diversos motivos. Medo, insegurança, incerteza.

Por isso, é muito importante saber quando é uma emoção ou sentimento ali representado. E você pode ter essa consciência através do questionamento e autopercepção.

Este primeiro passo implica em não mais ignorar suas emoções e sentimentos, sendo capaz de percebê-los como importantes e parte de você.

Mas o que fazer com as emoções e sentimentos que conheceu?

O próximo passo, que enviarei na próxima semana irá responder a essa pergunta.

Mas enquanto isso, tenha consciência de suas emoções e sentimentos.

Um super beijo e ótima semana

Vanessa

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s